Biblioteca Clarice Lispector lugar de ações educativas
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Ações de incentivo à leitura, Mediação da informação, Pesquisa-açãoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as ações educativas existentes na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal, e de que forma essas ações beneficiam alunos e professores. Participaram do mesmo vinte e três estudantes e cinco professores. O instrumento utilizado foi o questionário e indicado. Adotou-se como referencial téorico os autores Campello (2008; 2009) e Roca (2012), no que se refere ao papel da biblioteca escolar; e Perrotti (2008; 2014; 2015) e Freire (2015), na questão da leitura e mediação cultural. Os dados foram atenuados por meio da análise do conteúdo. Os resultados visíveis que existem problemas na divulgação das ações educativas - projetos de leitura. A maioria dos alunos respoderam que desconhecem, e contribuíram com inovações nas práticas educativas da biblioteca. Os professores sentiram a necessidade de contribuir para melhorias da biblioteca, e a pesquisa serviço de estímulo para melhor utilização do espaço educativo biblioteca. Com a aplicação das leituras (ações e / ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que ela possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e acordados.
Downloads
Referências
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução: Lucie Didio. Brasília: Plano Editora, 2002. 159 p.
BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2009. 216 p.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 jan. 2021.
CAMPELLO, Bernadete dos Santos. et. al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
KUHLTHAU, Carol. Como Usar a Biblioteca na Escola. São Paulo: Autêntica, 2009.
NASCIMENTO, Lorayne Kelly da Silva; CARVALHO, Luciana Moreira de. Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 1, n. 3, jul./dez., 2017.
PERROTTI, Edmir; VERDINI, Antonia de Sousa. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. (org.) Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos: Alphabeto, 2008, p. 13-40.
PERROTTI, Edmir. Estações de leitura, dispositivos de mediação cultural e a luta pela palavra. Nuances: estudo sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 93-112, set./dez. 2015.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
RIGOLETO, Ana Paula; DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini. Outros parceiros na biblioteca escolar: democratização e incentivo à leitura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 219-237.
ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Tradução: Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Penso, 2012. 110 p.
ROMANELLI, G. A entrevista antropológica: troca e alteridade. In: Geraldo Romanelli; Zélia Maria Mendes Biasoli Alves (org.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Ed. Legis Summa Ltda, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.