Biblioteca Clarice Lispector lugar de ações educativas

Autores/as

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Ações de incentivo à leitura, Mediação da informação, Pesquisa-ação

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar as ações educativas existentes na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal, e de que forma essas ações beneficiam alunos e professores. Participaram do mesmo vinte e três estudantes e cinco professores. O instrumento utilizado foi o questionário e indicado. Adotou-se como referencial téorico os autores Campello (2008; 2009) e Roca (2012), no que se refere ao papel da biblioteca escolar; e Perrotti (2008; 2014; 2015) e Freire (2015), na questão da leitura e mediação cultural. Os dados foram atenuados por meio da análise do conteúdo. Os resultados visíveis que existem problemas na divulgação das ações educativas - projetos de leitura. A maioria dos alunos respoderam que desconhecem, e contribuíram com inovações nas práticas educativas da biblioteca. Os professores sentiram a necessidade de contribuir para melhorias da biblioteca, e a pesquisa serviço de estímulo para melhor utilização do espaço educativo biblioteca. Com a aplicação das leituras (ações e / ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que ela possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e acordados.

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Biografía del autor/a

Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). Bibliotecária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6127-5695. E-mail: fernanda.cavalcante@ifro.edu.br

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5283-2509. E-mail: jussara.pimenta@unir.br

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

CAVALCANTE, F. de O. F.; PIMENTA, J. S. Biblioteca Clarice Lispector lugar de ações educativas . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 6–18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57676. Acesso em: 3 jul. 2024.