Biblioteca Clarice Lispector lugar de ações educativas

Authors

Keywords:

Biblioteca escolar, Ações de incentivo à leitura, Mediação da informação, Pesquisa-ação

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar as ações educativas existentes na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal, e de que forma essas ações beneficiam alunos e professores. Participaram do mesmo vinte e três estudantes e cinco professores. O instrumento utilizado foi o questionário e indicado. Adotou-se como referencial téorico os autores Campello (2008; 2009) e Roca (2012), no que se refere ao papel da biblioteca escolar; e Perrotti (2008; 2014; 2015) e Freire (2015), na questão da leitura e mediação cultural. Os dados foram atenuados por meio da análise do conteúdo. Os resultados visíveis que existem problemas na divulgação das ações educativas - projetos de leitura. A maioria dos alunos respoderam que desconhecem, e contribuíram com inovações nas práticas educativas da biblioteca. Os professores sentiram a necessidade de contribuir para melhorias da biblioteca, e a pesquisa serviço de estímulo para melhor utilização do espaço educativo biblioteca. Com a aplicação das leituras (ações e / ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que ela possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e acordados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). Bibliotecária do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6127-5695. E-mail: fernanda.cavalcante@ifro.edu.br

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória (MNEMOS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5283-2509. E-mail: jussara.pimenta@unir.br

References

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução: Lucie Didio. Brasília: Plano Editora, 2002. 159 p.

BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Tradução de Marcelo Figueiredo Duarte. Porto Alegre: Artmed, 2009. 216 p.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 jan. 2021.

CAMPELLO, Bernadete dos Santos. et. al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.

KUHLTHAU, Carol. Como Usar a Biblioteca na Escola. São Paulo: Autêntica, 2009.

NASCIMENTO, Lorayne Kelly da Silva; CARVALHO, Luciana Moreira de. Ação cultural na Biblioteca Escolar Visconde de Sabugosa do Nei-UFRN: práticas de incentivo à leitura e desenvolvimento sociocultural. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, Natal, v. 1, n. 3, jul./dez., 2017.

PERROTTI, Edmir; VERDINI, Antonia de Sousa. Estações do Conhecimento: espaços e saberes informacionais. In: ROMÃO, L.M.S. (org.) Sentidos da biblioteca escolar. São Carlos: Alphabeto, 2008, p. 13-40.

PERROTTI, Edmir. Estações de leitura, dispositivos de mediação cultural e a luta pela palavra. Nuances: estudo sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 93-112, set./dez. 2015.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RIGOLETO, Ana Paula; DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini. Outros parceiros na biblioteca escolar: democratização e incentivo à leitura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 219-237.

ROCA, Glòria Durban. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Tradução: Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Penso, 2012. 110 p.

ROMANELLI, G. A entrevista antropológica: troca e alteridade. In: Geraldo Romanelli; Zélia Maria Mendes Biasoli Alves (org.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Ed. Legis Summa Ltda, 1998.

Published

2021-08-30

How to Cite

CAVALCANTE, F. de O. F.; PIMENTA, J. S. Biblioteca Clarice Lispector lugar de ações educativas . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 6–18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57676. Acesso em: 21 nov. 2024.