Empregando a abordagem de inventário participativo no contexto da saúde, no município de Ribeirão Preto, SP, Brasil
Palabras clave:
História da Saúde Pùblica, Memória coletiva, Patrimônio, Inventário participativoResumen
A história do sistema de saúde brasileiro perpassa muitas lutas e conquistas sociais, nas quais observa-se a participação ativa dos municípios. Neste cenário, Ribeirão Preto é um município da região Sudeste, do interior do Estado de São Paulo, com cerca de 720 mil habitantes, aparecendo no cenário brasileiro como produtor agrícola, provedor de assistência em saúde, produtor de conhecimento no campo da saúde e ator político de relevância. Especialmente, destaca-se que quando a Constituição Brasileira de 1988 foi aprovada, vários sanitaristas da cidade atuaram na implantação do Sistema Único de Saúde. Atualmente, o sistema de saúde municipal conta com 47 unidades básicas de saúde, sendo 21 com equipes de estratégia de saúde da família, 6 centros de atenção psicossocial, sendo 1 com pronto atendimento, 4 centros especializados em reabilitação, sendo 2 municipais e 2 estaduais, 8 ambulatórios de especialidades, 4 unidades de pronto atendimento e 11 hospitais, alguns com gestão municipal e outros com gestão estadual. A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com interveniência da Secretaria Municipal da Saúde, mantém também parceria com as instituições de ensino do Município, estabelecendo cooperação mútua entre os serviços de saúde e as instituições formadoras de profissionais da área da saúde, para a execução de ações de assistência à saúde na atenção primária e especializada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Cristiane Barbosa Galvão, Adriana Mafra Brienza, Joab Jefferson da Silva Xavier, Fernanda Cristina Padial, Jane Aparecida Cristina, Gustavo Jorge Zanin, Thatiane Delatorre, Gerson Turatti Caturello
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.