Estudantes de terapia ocupacional e suas competências informacionais:
estudo qualitativo no contexto brasileiro
Palavras-chave:
Comunicação científica, Competência informacional, Curso de Terapia Ocupacional - BrasilResumo
De acordo com a World Federation of Occupational Therapy, a Terapia Ocupacional é uma profissão de saúde centrada no cliente, preocupada em promover a saúde e o bem-estar por meio da ocupação. O principal objetivo da Terapia Ocupacional é permitir que as pessoas participem das atividades da vida cotidiana. No Brasil, esta profissão teve início em 1957, em São Paulo, no Instituto de Reabilitação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e no Rio de Janeiro, na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação. Os primeiros cursos tiveram ênfase na área física voltada à reabilitação, objetivando desenvolver as capacidades funcionais e residuais. Atualmente, a profissão conta com diversas áreas de atuação, dentre eles, contextos hospitalares, escolares, sociais, saúde mental, saúde da família e gerontologia. Ademais, durante o processo de formação do graduando de Terapia Ocupacional, é importante que ele desenvolva habilidades relacionadas à competência informacional, a fim de adquirir habilidades necessárias em seu processo de aprendizagem e na formação de seu raciocínio clínico.
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Copyright (c) 2024 Isabela Dallasta Calandrin, Maria Cristiane Barbosa Galvão, Ivan Luiz Marques Ricarte, Gabriela Rezende
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