Educação continuada à distância sobre terminologias, classificações, ontologias e vocabulários em saúde para profissionais que atuam no sistema de saúde brasileiro

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de São Paulo - USP https://orcid.org/0000-0003-3971-5743
  • Silvana de Lima Vieira dos Santos Universidade Federal de Goiás - UFG https://orcid.org/0000-0002-7463-5733
  • Renata Dutra Braga Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Thais Lucena de Oliveira Ministério da Saúde

Palavras-chave:

Sistemas de saúde; Educação à Distância; Proficcionais de saúde – Capa- citação; Curso de Terminologia., Sistemas de Saúde, Educação à Distância, Curso de Terminologia, Profissionais de saúde - Capacitação

Resumo

A terminologia desempenha um papel fundamental, atuando como linguagem que tem por objetivo: viabilizar a comunicação especializada de forma rápida e precisa; economizar o tempo de atividades profissionais, científicas e técnicas; diminuir conflitos; e diminuir erros. O campo da saúde, assim como os demais, é marcado pela necessidade de estabelecimento de padrões de comunicação e registro das informações por meio de classificações e terminologias, a fim de que estes conteúdos informacionais possam ser acessados no futuro próximo ou distante. Desta maneira, torna-se possível, por exemplo, gerar estatísticas confiáveis sobre a mortalidade, a morbidade e a comorbidade; aferir custos e benefícios de intervenções, e avaliar a assistência prestada. No contexto da saúde digital, embora haja diversas ferramentas facilitadoras para a padronização das informações clínicas, como a existência de campos estruturados, ainda permanece a necessidade de os profissionais envolvidos na assistência em saúde saberem e decidirem quais termos ou códigos de classificação são mais adequados para descrever as condições e características de cada paciente, sendo esta atribuição uma atividade intelectual humana, com implicações jurídicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de São Paulo - USP

Faculdade Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutora em Ciência da Informação.

Silvana de Lima Vieira dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Faculdade de
Enfermagem da UFG.

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Engenharia Elétrica pela University of Maryland at College Park, nos Estados Unidos da América. Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP.

Thais Lucena de Oliveira, Ministério da Saúde

Coordenação Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS /DATASUS/SE/MS) - Brasília, DF

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

GALVÃO, M. C. B.; SANTOS, S. de L. V. dos; BRAGA, R. D.; RICARTE, I. L. M.; OLIVEIRA, T. L. de. Educação continuada à distância sobre terminologias, classificações, ontologias e vocabulários em saúde para profissionais que atuam no sistema de saúde brasileiro. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 56–57, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/60065. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SESSÃO TEMÁTICA I - Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)