Confronto entre museu presencial e museu virtual
Palabras clave:
Museus digitais, Tendências museológicas, CiberculturaResumen
O texto analisa as interfaces e os formatos do museu na contemporaneidade, bem como as convergências digitais com outros ambientes da rede mundial de computadores. Elenca, para isso, instituições museológicas de diversas tipologias e gêneros - internacionais e brasileiras - representadas na web. No seu percurso, o autor busca, com objetividade, a importante distinção entre os conceitos de Museu Digital (MD), Cibermuseu (CM) e Museu Presencial (MP) que, dada a sua complexidade, acaba por conflituar na noção de “gênero museológico” e na diversidade tipológica e categórica do medium museu, onde, no caminho, estão as relações desses ambientes com as suas poieses; e, também, as relações entre os vários subsistemas de um museu - presencial, virtual ou digital.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 José Cláudio Alves de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.