Memória e resistência não cabem só na lombada:
a propósito da importância dos estudos literários na formação bibliotecária
Palabras clave:
Leitura literária, Livro-álbum, Estudos literários, polissistema literárioResumen
A especificidade da leitura literária, que corresponde às competências desenvolvidas na área científica dos estudos literários, proporciona o uso de metodologias e ferramentas conceptuais que aprofundam a leitura de um texto – e de um livro – como objeto cultural portador de memória e representação de resistência a agressões e perdas várias. O nosso trabalho sobre o livro-álbum português Com 3 Novelos (o mundo dá muitas voltas), texto de Henriqueta Cristina e ilustrações de Yara Kono (Planeta Tangerina, 2015) é o pretexto: um exemplo que servirá como exercício demonstrativo para a consciencialização do profissional que, na sua formação quer inicial quer ao longo da vida, passe a considerar como central o estudo do sistema literário na grande constelação das ciências sociais e humanas. Estes “enlaces e entrelaces” das ciências da informação e documentação com os estudos literários aproveitam, inclusivamente, aos próprios estudos literários que podem reorientar a sua reflexão epistemológica crítica e acrescentam uma nova camada à tradicional disciplina de teoria da literatura
Descargas
Citas
CAMPBELL, Joseph. The Hero with a Thousand Faces. New York: Pantheon Books, 2008.
CRISTINA, Henriqueta; KONO, Yara. Com 3 Novelos: o mundo dá muitas voltas. Carcavelos: Planeta Tangerina, 2015.
EAGLETON, Terry. Como Ler Literatura. Lisboa: Edições 70, 2021.
ECO, Umberto. O hábito fala pelo monge. In: Psicologia do Vestir. 3. ed. Lisboa: Assírio e Alvim. 1989.
EVEN-ZOHAR, Itamar. Polysystem Theory. Poetics Today, Duke University Press, v. 1, n.1/2, Special Issue: Literature, Interpretation, Communication, p. 287-310, 1979.
GENETTE, Gerard. Seuils. Paris: Seuil, 1987.
HOUDART, Violaine. Accès au plaisir ou accès au sens? Cahiers Pédagogiques, Paris, n. 341, fev. 1996.
MARTINS, Manuel Frias. A lágrima de Ulisses. Porto: Editora Exclamação, 2021.
MENDELSUND, Peter. O que vemos quando lemos. Amadora: Elsinore, 2019.
PROPP, Vladimir. Morphologie du Conte. Paris: Sueil, 2015.
VAN DER LINDEN, Sophie. Lire l’Album. Le Puy-en-Velay: L’atelier du poisson soluble, 2006.
VELOSO, Rui Marques. A Leitura Literária, Educação e leitura. In: Actas do Seminário, Esposende, C.M. Esposende Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, p. 23-29, 2006.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac & Naify, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cláudia Sousa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.