Contributos da leitura literária de objetos culturais e patrimoniais:

propostas para bibliotecas, arquivos e museus

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil, Leitura literária, Trandisciplinaridade, Patrimônio imaterial, Objetos-livro

Resumo

A partir de um livro-álbum de Isabel Minhós Martins e Yara Kono (2010), intitulado A Manta – Uma História Aos Quadradinhos (de tecido), propõe-se realçar o valor da leitura literária para dar a conhecer objetos culturais que se pretendem de acesso a um público geral, no princípio específico de que o valor patrimonial desses objetos (documentos ou monumentos, peças ou práticas) seja acrescentado com a associação ao saber-fazer literário que a linguagem literária, qualquer que seja a língua em que se verta em livros. Essas obras podem ser de autor ou da tradição, escolhidas por quem curar do outro objeto cultural. O exemplo deste livro-álbum, concretamente, serviria como uma espécie de sensibilização para o papel da memória e de como a consciência desta permite relações emocionais entre coisas e pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sousa Pereira, Universidade de Évora

Doutora em Literatura pela Universidade de Évora. Mestre em Literatura Comparada - Portuguesa e Francesa - Época Medieval, pela Universidade Nova de Lisboa. Professora da Universidade de Évora e investigadora no Centro interdisciplinar da Universidade de Évora.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

PEREIRA, C. S. Contributos da leitura literária de objetos culturais e patrimoniais:: propostas para bibliotecas, arquivos e museus . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 162–, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58266. Acesso em: 3 jul. 2024.