A mediação da informação no processo de ensino-aprendizagem: a participação e importância da biblioteca

Autores/as

Palabras clave:

Biblioteca., Educação., Ensino-Aprendizagem., Tecnologias., Mediação da Informação.

Resumen

O presente artigo visa abordar o papel da biblioteca na mediação do processo de ensino-aprendizagem na esfera da educação institucional. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos e artigos científicos acerca do tema proposto, disponibilizados e atualizados, principalmente, pelo Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB, e passaram por uma análise crítica sobre os seus respectivos conteúdos. Dessa forma, os diagnósticos obtidos sobre o tema proposto foram bastante satisfatórios no que tange à função da biblioteca como mediadora do conhecimento no âmbito educacional. Demonstra, desse modo, a relevância deste artigo para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, no atual contexto pelo qual passa a educação brasileira, considerando as mudanças que ocorrem cada vez mais depressa em virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Cristina Barbosa, Instituto Federal de Sergipe - IFS / Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). Bibliotecária do Instituto Federal de Sergipe (IFS) atuando como Diretora Geral de Bibliotecas do Instituto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES).

Pablo Boaventura Sales Paixão, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (Espanha). Relações Públicas do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor Permanente Voluntário do PPGCI/UFS. Membro do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). 

Ida Conceição Andrade de Melo, Instituto Federal de Sergipe - IFS / Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES).

Jessica Mirelle Lopes Matos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Cândido Menezes. Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo. Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Servidora do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7951-2604 E-mail: jessica.matos@ifs.edu.br

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. IN: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos Santos; SILVA, Rovilson José da. (org). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/situacao-do-aluno. Acesso em: 20 de julho de 2020.

BRASIL. Planalto. Lei n° 12.244, de 24 de maio de 2010. Universalização das Bibliotecas nas Instituições de Ensino do País. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Planalto. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2º graus. Brasília, DF, 1971.

BRASIL. Planalto. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

CAMPELLO, Bernadete dos Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.2, n.3, p.28-37. set./dez. 2003.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Programa mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público. Brasília: Sistema CFB/CRBs, 2008. Disponível em: https://www.crb10.org.br/nnotinte.htm. Acesso em: 02 de abril de 2020.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015 (Coleção Educação Contemporânea).

FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de educação, v. 14, p. 273-291, 2001.

FREIRE, Paulo. O pensamento pedagógico da escola nova. In: Paulo Freire. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008. p. 142-150.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Brasília, 2000. Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2020.

MILANESI, Luis. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1995 (Coleção Primeiros Passos, n. 94)

MORAES, Marielle Barros de. O conceito e a prática da mediação: reflexões acerca da formação e da atuação do bibliotecário. Anais... Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação, 2, Marília, Unesp, 2015.

MORETTO, Vasco Pedro. Reflexões construtivistas sobre habilidades e competências. Dois pontos: teoria & prática em gestão educacional. Belo Horizonte, v. 4, n. 34, p. 50-54, set./out. 1997.

OBATA, Regina Keiko. Biblioteca interativa: construção de novas relações entre Biblioteca e Educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São

PERROTTI, Edmir (1999). A leitura como fetiche. In: BARZOTO, Valdir Heitor (Org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil.

RASTELI, Alessandro. Mediação da leitura em bibliotecas públicas. 2013, 168f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo, 2013.

RODRIGUES, Karen Machado. Bibliotecários autônomos: novas práticas de mediação para o acesso à informação e à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SEBER, Maria da Glória. Construção da inteligência pela criança: atividades do período pré-operatório. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1995 (Série Pensamento e Ação no Magistério).

SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Questões da Nossa época, 45).

VIGOTOSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização [de] Michael Cole [et al]; tradução José Cipolla Neto. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

BARBOSA, K. C.; PAIXÃO, P. B. S.; MELO, I. C. A. de; MATOS, J. M. L. A mediação da informação no processo de ensino-aprendizagem: a participação e importância da biblioteca. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 6–19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57560. Acesso em: 21 nov. 2024.