A mediação da informação no processo de ensino-aprendizagem: a participação e importância da biblioteca
Keywords:
Biblioteca., Educação., Ensino-Aprendizagem., Tecnologias., Mediação da Informação.Abstract
O presente artigo visa abordar o papel da biblioteca na mediação do processo de ensino-aprendizagem na esfera da educação institucional. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos e artigos científicos acerca do tema proposto, disponibilizados e atualizados, principalmente, pelo Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB, e passaram por uma análise crítica sobre os seus respectivos conteúdos. Dessa forma, os diagnósticos obtidos sobre o tema proposto foram bastante satisfatórios no que tange à função da biblioteca como mediadora do conhecimento no âmbito educacional. Demonstra, desse modo, a relevância deste artigo para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, no atual contexto pelo qual passa a educação brasileira, considerando as mudanças que ocorrem cada vez mais depressa em virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Downloads
References
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. IN: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos Santos; SILVA, Rovilson José da. (org). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/situacao-do-aluno. Acesso em: 20 de julho de 2020.
BRASIL. Planalto. Lei n° 12.244, de 24 de maio de 2010. Universalização das Bibliotecas nas Instituições de Ensino do País. Brasília, DF, 2010.
BRASIL. Planalto. Lei n° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2º graus. Brasília, DF, 1971.
BRASIL. Planalto. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
CAMPELLO, Bernadete dos Santos. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v.2, n.3, p.28-37. set./dez. 2003.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Programa mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público. Brasília: Sistema CFB/CRBs, 2008. Disponível em: https://www.crb10.org.br/nnotinte.htm. Acesso em: 02 de abril de 2020.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015 (Coleção Educação Contemporânea).
FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de educação, v. 14, p. 273-291, 2001.
FREIRE, Paulo. O pensamento pedagógico da escola nova. In: Paulo Freire. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008. p. 142-150.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Brasília, 2000. Disponível em: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 20 de julho de 2020.
MILANESI, Luis. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1995 (Coleção Primeiros Passos, n. 94)
MORAES, Marielle Barros de. O conceito e a prática da mediação: reflexões acerca da formação e da atuação do bibliotecário. Anais... Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação, 2, Marília, Unesp, 2015.
MORETTO, Vasco Pedro. Reflexões construtivistas sobre habilidades e competências. Dois pontos: teoria & prática em gestão educacional. Belo Horizonte, v. 4, n. 34, p. 50-54, set./out. 1997.
OBATA, Regina Keiko. Biblioteca interativa: construção de novas relações entre Biblioteca e Educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São
PERROTTI, Edmir (1999). A leitura como fetiche. In: BARZOTO, Valdir Heitor (Org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, Associação de Leitura do Brasil.
RASTELI, Alessandro. Mediação da leitura em bibliotecas públicas. 2013, 168f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo, 2013.
RODRIGUES, Karen Machado. Bibliotecários autônomos: novas práticas de mediação para o acesso à informação e à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SEBER, Maria da Glória. Construção da inteligência pela criança: atividades do período pré-operatório. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1995 (Série Pensamento e Ação no Magistério).
SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da biblioteca escolar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Questões da Nossa época, 45).
VIGOTOSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organização [de] Michael Cole [et al]; tradução José Cipolla Neto. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Fontes Documentais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.