Levantamento bibliométrico da produção sobre histórias em quadrinhos dos pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação

Autores

  • Ida Conceição Andrade de Melo Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0003-1015-2510
  • Valeria Aparecida Bari Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v3i0.57556

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos., Ciência da Informação., Bibliometria.

Resumo

Apresenta artigo intitulado “Levantamento bibliométrico da produção sobre Histórias em Quadrinhos dos pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação”. Tem como objetivo principal identificar os elementos que compõem a linguagem das histórias em quadrinhos caracterizando como objeto de pesquisa acadêmica na Ciência da Informação. Quanto aos objetivos específicos a pesquisa apresenta os principais pesquisadores da Ciência da Informação dedicados a pesquisar sobre as Histórias em Quadrinhos. Em relação a metodologia, tem natureza básica e quantitativa, caracterizada pelo levantamento estatístico bibliométrico com sondagem em produção técnico-científica dos autores selecionados. A discussão dos resultados apresentados verificou a aplicação dos conceitos preferidos e como são disseminados quando as histórias em quadrinhos são utilizadas como objeto de pesquisas. Dessa forma, acreditamos que os objetivos propostos foram alcançados, e podemos inferir que as HQ utilizadas como fonte de informação contribuem para a geração e disseminação da informação e do conhecimento. Também vale ressaltar que a literatura especializada quanto às Histórias em Quadrinhos e Fontes de Informação, simultaneamente, ainda se mantém muito escassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ida Conceição Andrade de Melo, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo Plena: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES/IFS).

Valeria Aparecida Bari, Universidade Federal de Sergipe

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS) e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (DCI/UFS). Líder do Grupo Plena: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA/UFS). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ANDRAUS, Gazy. Existe o quadrinho no vazio entre dois quadrinhos? 1999. 248 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 1999. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/87003/andraus_g_me_ia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 19 maio 2019.

BALLMANN, Fábio. A nona arte: história, estética e linguagem de quadrinhos. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2009. Disponível em: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp151480.pdf. Acesso em 15 abr. 2019.

BARI, Valéria Aparecida. Leitura escolar e histórias em quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. Nona Arte. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 25-33, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99715/98149. Acesso em 29 maio 2019.

BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 2008. 250 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/publico/1937466.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

BARI, Valéria Aparecida; VERGUEIRO, Waldomiro. Emoção e Rebeldia: Formação de Gibitecas na Biblioteca Escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Sistemas de Informação, Multiculturalidade e Inclusão Social, CBBD, 14., 2011, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2011. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3207/2333. Acesso em 25 abr. 2019.

DUMONT, Lígia Maria Moreira; RAMOS, Rubem Borges Teixeira. . Leitura e obtenção de conhecimento nas histórias em quadrinhos de super-heróis. In: Marilda Lopes Ginez de Lara; Johanna Wilhelmina Smit. (Org.). Temas de Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. 1.ed. São Paulo: EDUSP, 2010, v., p. 141-159.

GÓMEZ-HERNÁNDEZ, José Antonio. El interés de las bibliotecas por el mundo de los comics. Anuario ThinkEPI. n. 1, p. 64-68, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/44204710_El_interes_de_las_bibliotecas_por_el_mundo_de_los_comics/citation/download. Acesso em: 25 mar. 2019.

MELO, Ida Conceição Andrade de. Histórias em Quadrinhos como objeto de pesquisa na Ciência da Informação no Brasil. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/2140. Acesso em 15 abr. 2020.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONISIO, Ângela Paiva. et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010.

MORIGI, Valdir José; MASSONI, Luis Fernando Herbert; LOUREIRO, Thainá Ribeiro. Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de ciência da informação. Informação e Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 56-79, jan./abr. 2016.

OLIVEIRA, Carlos Victor de. Oficina de criação de histórias em quadrinhos com o uso de software. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.43 n.3, p. 227-233, set./dez. 2014.

ORIHUELA, Maria Artucho. ¿Deben estar los cómics en las bibliotecas? Boletim da Associação Andaluza de Bibliotecários, n. 69, p. 57-72, dez. 2002. Disponível em: http://eprints.rclis.org/5940/1/69a5.pdf. Acesso em 23 abr. 2019.

RAMOS, Paulo Roberto. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2012.

RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades: um estudo etnometodológico sobre o leitor e a leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis da Marvel e da DC Comics. 2017 Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais: Escola de Ciência da Informação. Minas Gerais, 2017.

RAMOS, Rubem Borges Teixeira. Histórias em quadrinhos na sociedade contemporânea: lazer, produção e obtenção de conhecimento na leitura das revistas de super-heróis. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos e serviços de informação: um relacionamento em fase de definição. DataGramaZero. v.6., n.2., abr. 2005. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001585/2dd45db6b1afd8a48bb37f91e71fde34. Acesso em 15 abr. 2019.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Divulgação científica e histórias em quadrinhos. In: Glória Kreinz; Clodowaldo Pavan. (Org.). Ética e divulgação científica: os desafios no novo século. São Paulo: Núcleo José Reis de Divulgação Científica, 2002, v. , p. 69-81.

VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra; MACEDO, Vera Amália Amarante (org.). Formas e expressões do conhecimento: introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. p. 115-149.

Downloads

Publicado

2023-11-25

Como Citar

MELO, I. C. A. de; BARI, V. A. Levantamento bibliométrico da produção sobre histórias em quadrinhos dos pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 61–86, 2023. DOI: 10.9771/rfd.v3i0.57556. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57556. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)