Repositório institucional como ferramenta de preservação da memória e disseminação do conhecimento no ensino público superior sergipano
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v1i0.57494Palabras clave:
Repositório institucional, Memória digital, Tecnologia da informação, Educação, Ensino superiorResumen
Esta pesquisa tem como objetivo entender o papel dos Repositório Institucionais – RI na preservação da memória digital e disseminação do conhecimento científico-acadêmico, trazendo os relatos das experiências dos RI das instituições de ensino público superior no estado de Sergipe, o Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe - RI-UFS e o Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe - RIFS. Foram utilizados como fundamento teórico pesquisas produzidas por Marcondes; Sayão (2009), Dodebei (2009), Bittencourt (2004), Le Goff (1990). Essa pesquisa é de caráter descritiva, tendo como métodos aplicados o levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e nos RI das instituições pesquisadas; e as entrevistas realizadas com os bibliotecários que participaram do processo de criação do RI-UFS. Por meio desse estudo constatou-se que esses repositórios digitais têm integrado importantes redes de intercambio de pesquisas no cenário nacional e vêm contribuindo para uma maior visibilidade das instituições que as representam.
Descargas
Citas
ARXIV.ORG. Disponível em: <https://arxiv.org/> Acesso em 12 jul., 2017
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004.
BOTELHO, Fábio Farias. Entrevista [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 17 jul. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Sergipe. Cria a Coordenadoria do Repositório Institucional do IFS - CRIFS, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, subordinada à Diretoria Geral de Bibliotecas. Portaria n. 2997, de 21 de outubro de 2016. Lex: Boletim de Serviço, Aracaju, n. 142, p. 3, 21 out. 2016. Legislação Federal e marginália.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Sergipe. Aprovar a Instrução Normativa DGB n.º 001/2017, que dispõe sobre o estabelecimento das atividades desenvolvidas no Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe. Portaria n. 704, de 23 de março de 2017. Lex: Boletim de Serviço, Aracaju, n. 42, p. 20-24, 23 mar. 2017. Legislação Federal e marginália.
CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – Conif. Disponível em: Acesso em 15 set., 2017
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq. Disponível em: <http://www.cnpq.br/> Acesso em 15 set, 2017
DODEBEI, Vera. Repositórios institucionais: por uma memória criativa ao ciberespaço. In: SAYÃO, Luis Fernando [et al.] (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p.. 83-106.
FIGUEIREDO, Luciano R. História e informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. 5.ed. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997. p. 591-620
GOMES, Fábio Andrade. Padronização de metadados na representação da informação em repositórios institucionais de universidades federais brasileiras. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IBICT. Disponível em: http://www.ibict.br/
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
MARCONDES, Carlos Henrique, SAYÃO, Luis Fernando. Introdução: repositórios institucionais e livre acesso. In: SAYÃO, Luis Fernando [et al.] (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p.. 9-22.
PEROVANO, Dalton Gean . Manual de Metodologia Científica para a Segurança Pública e Defesa Social. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2014. v. 1.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFS - RI-UFS. Disponível em https://ri.ufs.br. Acesso em 11 ago., 2017
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IFS – RIFS. Disponível em http://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca Acesso em 15 ago., 2017
SANTOS, Marcelo Rocha. Repositório institucional como alternativa para a gestão da produção científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 2016. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SAYÃO, Luis Fernando, MARCONDES, Carlos Henrique. Softwares livres para repositórios institucionais: alguns subsídios para a seleção. In: SAYÃO, Luis Fernando [et al.] (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. p.. 23-54.
SIGNIFICADOS. Disponível em: <https://www.significados.com.br/> Acesso em 12 jul., 2017.
SOUZA, Salim Silva; BARBOSA, Kelly Cristina; SILVA, Dulce Elizabeth Lima de Sousa e. Implantação do Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe – RIFS: experiência com o livre acesso. In.: Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação - SISPUB. 2017, Brasília. Anais... Brasília: IBICT, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/308. Acesso em 22 jul., 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução nº 40, de 18 de junho de 2010. Estabelece política de acesso livre à informação científica da UFS. São Cristóvão, 2010. Disponível em: https://ri.ufs.br/files/politica-ri-ufs.pdf. Acesso em: 11 ago. 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Resolução nº 50, de 19 de outubro de 2017. Estabelece diretrizes para a política de acesso à informação na Universidade Federal de Sergipe, na modalidade Acesso Aberto . São Cristóvão, 2017. Disponível em: http://bibliotecas.ufs.br/uploads/page_attach/path/3217/0502017_-
_Reposit_rio_Institucional.pdf. Acesso em: 20 abr., 2018.
VIEIRA, Rosa Gomes. Entrevista concedida a Salim Silva Souza, em Aracaju, 20 out., 2017.
WEED, William Speed. Phony Science: questions for Paul Ginsparg. The New York Times Magazine. New York, 13 out., 2002. Disponível: <http://www.nytimes.com/2002/10/13/magazine/the-way-we-live-now-10-13-02-questions-forpaul-ginsparg-phony-science.html?mcubz=1> Acesso em 15 jun., 2017
XERFAN, Maura. Mídias sociais: um novo desafio na educação. In: Congresso Rio de Educação, 9, Rio de Janeiro, 2013. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, Sinepe Rio, out. 2013. Disponível em: http://www.colegio24horas.com.br/sineperio/arquivos/palestra%20Maura%20Xerfan.pdf. Acesso
em 20 jun., 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Fontes Documentais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.