Rede nacional de dados e os desafios da interoperabilidade entre os sistemas de informação na rede de atenção do Sistema Único de Saúde no Brasil

Authors

Keywords:

Sistema de Informação, Rede Nacional de Dados em Saúde, Informação e Saúde, Sistema público de saúde

Abstract

A troca eficiente e segura de informações de saúde desempenha um papel fundamental na melhoria dos cuidados de saúde e na promoção da saúde da população (LOPES et al. 2019). Diante desse cenário, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) surgiu no Brasil como uma iniciativa inovadora para integrar e compartilhar informações entre os sistemas de saúde do país. A implementação da RNDS apresenta um conjunto de desafios significativos, mas também a perspectiva de melhorar o fluxo de informação no setor da saúde (BRASIL, 2022). Os desafios que a RNDS enfrenta na troca de informações de saúde são variados (BRASIL, 2020). Um dos principais desafios é garantir a interoperabilidade entre os sistemas de saúde.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Tenório Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Francisca Rosaline Leite Mota, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Olga Myllena Diniz Botelho Santana, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Published

2024-03-28

How to Cite

TENÓRIO FILHO, L.; MOTA, F. R. L.; SANTANA, O. M. D. B. . Rede nacional de dados e os desafios da interoperabilidade entre os sistemas de informação na rede de atenção do Sistema Único de Saúde no Brasil. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 6, n. Ed. Especial, p. 27–28, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/59913. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

SESSÃO TEMÁTICA I - Gestão da Informação nos Sistemas de Saúde