Tipologia e organização documental em instituições de saúde:
um estudo no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
Palavras-chave:
Tipologia Documental, Instituições de Saúde, Sustentabilidade hospitalar, Organização da informaçãoResumo
O estudo realizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas objetiva estudar a organização e tipologia documental da instituição. A metodologia utilizou pesquisa bibliográfica, documental e quali-quantitativa para a realização do diagnóstico situacional dos documentos. A coleta dos dados foi realizada por intermédio de formulários padronizados no período de agosto de 2018 a setembrode 2019. Possibilitou o diagnóstico em 27 setores, identificando 236 tipos de documentos existentes nos setores visitados e as dinâmicas de organização documental. Constatou-se a urgente necessidade de se trabalhar a organização sistemática, o armazenamento e o descarte adequado dos documentos.
Downloads
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do estado, Imprensa Oficial, 2002. 120 p. v. 8. Disponível em: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.
BRASIL. Decreto-lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968. Regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências. Brasília, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5433.htm. Acesso em: 12 ago. 2020.
DINIZ, M. (2013). Pesquisadores resgatam prontuários da época do navio Hope. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/noticias/2013/02/pesquisadores-resgatam-prontuarios-da-epoca-do-navio-hope-1. Acesso em: 15 abr. 2018.
DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p. ISBN 85-7009-075-7. Disponível em: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. 239p.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte, MG: Ed. da UFMG, 1999. 340p.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013. 277 p.
MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 108p.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec; 2004. 269p.
MIRANDA, J. L. C.; GUSMÃO, H. R. Os caminhos do trabalho científico: orientação para não perder o rumo. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2003. 96p.
PEREIRA, E. M. (2018). Reunião Arquivo. E-mail para MOTA, F. R. L. (rosalinemota@gmail.com) Acesso em: em 19 abr. 2018.
VOLPATO, G. Dicas para Redação Científica. 4. ed. São Paulo: Best Writing, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ane Caroline dos Santos Melo, Paulo Daniel Marcos dos Santos, Francisca Rosaline Leite Mota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.