Vocabulário controlado sobre bairros de Salvador:
uma busca pela visibilidade afrocentrada na biblioteca da Faculdade de Arquitetura da UFBA
Keywords:
Representação da informação, Informação étnico-racial., Bibliotecas universitárias, Vocabulários controladosAbstract
Este artigo decorre de um relato de experiência que trata da necessidade da construção de um Vocabulário Controlado para os bairros da Cidade do Salvador, apresentando a relevância das adequações terminológicas para melhor atender as necessidades dos pesquisadores da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. No sentido metodológico, o texto adota a pesquisa bibliográfica e documental com vistas ao problema de partida e os objetivos estipulados para o projeto e para o referido trabalho. Apresenta, de forma sucinta, o surgimento dessa necessidade a partir das demandas relatadas pelos usuários da Biblioteca e com base na ausência de determinadas autoridades do tipo geográfica nos instrumentos de indexação convencionados no contexto das bibliotecas da Instituição. Partindo dessa carência, identificou-se como prioridade a criação de autoridades geográficas referentes aos bairros e localidades do Município de Salvador, considerando, ainda, suas particularidades étnico-raciais, demográficas, culturais e históricas, bem como as variações dos seus nomes. O projeto vem sendo executado na Biblioteca em questão, tendo apresentado resultados satisfatórios relativos à representação da informação de materiais bibliográficos do acervo. Conclui-se que o Vocabulário Controlado dos bairros e localidades da Cidade do Salvador, no contexto da biblioteca universitária analisada, atende aos preceitos de representação da informação étnico-racial e auxilia na recuperação da informação de pesquisadores que se debruçam sobre as especificidades de regiões, bairros e demais localidades da Capital.
Downloads
References
AQUINO, Mirian Albuquerque; SANTANA, Vanessa Alves Santana. Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 6, n. 2, p. 17-36, ago./dez. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.26512/rici.v6.n2.2013.1780. Acesso em: 9 dez. 2021.
BRASIL. Lei no 10.639/2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.
BRASIL. Lei no 11.645/2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 10 dez. 2021.
CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001.
CARMO, Nicácia Lina do; SILVA, Joselina da. Grupos de Pesquisa sobre relações sociais no Diretório do CNPq. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 5, n. esp., p. 60-70, 2019.
CHAUMIER, Jacques. Indexação: conceito, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n. 1-2, p. 63-79, jan./jun. 1988.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropólis: Vozes, 2017.
KOBASHI, Nair Yumiko; FRANCELIN, Marivalde Moacir. Conceitos, categorias e organização do conhecimento. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 1-24, jan./jun. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p1. Acesso em: 9 dez. 2021.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.
LANCASTER, Frederick Wilfrid. Information retrieval systems: characteristics, testing, and evaluation. New York: J. Willey, 1968.
MELO FILHO, Edilson Targino; SILVA JÚNIOR, Joabson Francisco da. A produção científica sobre estudos étnicos-raciais nas ciências sociais aplicadas: revisão sistemática de literatura. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; LIMA, Graziela dos Santos. Bibliotecári@s negr@s: ação, pesquisa e atuação política. Florianópolis: ACB, 2018. p. 397-418.
MELO FILHO, Edilson Targino; SILVA JÚNIOR, Joabson Francisco da. Enegrecendo o ENANCIB: a produção científica nas temáticas étnico-raciais no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Folha de rosto, Juazeiro do Norte, v. 5, n. esp., p. 49-59, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/392. Acesso em: 10 dez. 2021.
PEREIRA, Josemeire Alves. Trajetórias de famílias negras, pós-emancipação, direito à terra e segregação na constituição de territórios em Belo Horizonte (MG). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017, Brasília, DF. Anais [...]. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2017.
RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. A quarta lei. In: RANGANATHAN, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. p. 211-241.
REIS, Vanessa Jamile Santana dos. A invisibilidade do feminismo negro nos instrumentos de representação do conhecimento: uma abordagem de representatividade social. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30429. Acesso em: 9 dez. 2021.
SALVADOR. Lei no 9148/2016. Dispõe sobre o Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo do Município de Salvador e dá outras providências. Legislação Municipal de Salvador/BA, Salvador, 8 de setembro de 2016. Não paginado.
SALVADOR. Lei no 9278/2017. Dispõe sobre a delimitação e denominação dos bairros do Município de Salvador, Capital do Estado da Bahia, na forma que indica, e dá outras providências. Legislação Municipal de Salvador/BA, Salvador, 20 de setembro de 2017. Não paginado.
SANTOS, Elisabete et al. (org.). O caminho das águas em Salvador: bacias hidrográficas, bairros e fontes. Salvador: Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social; Secretaria de do Meio Ambiente, 2010.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; LIMA, Graziela dos Santos. Política de memória e o silenciamento das populações africanas e afro-brasileiras na Ciência da Informação. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (org.). O protagonismo da mulher na biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis: ACB, 2018. p. 359-382.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jeã Carlo Mendes Madureira, Ramon Davi Santana, Eva Dayane Jesus dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.