Percepções da mediação da informação cultural:
o caso do acervo azulejar do Museu Centro Cultural São Francisco
Keywords:
Informação em arte, Mediação da informação, AzulejoAbstract
O estudo sobre ambientes informacionais como no caso dos museus, envolve uma abordagem fenomenológica que perpassa temáticas como identidade e patrimônio cultural e propicia o estudo sobre práticas de representação e mediação da informação. Nesse estudo de caso, o objetivo é realizar percepções em torno da mediação da informação em arte em museus denominados de Centros Culturais, com destaque para o azulejo, enquanto dispositivo de mediação da informação cultural. Os Centros Culturais são modalidades museológicas e espaços de informação, onde a comunidade expõe e conserva suas tradições e desenvolve atividades culturais. Assim, pode-se problematizar os Centros Culturais como espaços museológicos e o azulejo encontrado in loco como dispositivo de mediação da informação cultural?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Hildenise Ferreira Novo, Maria da Consolação Policarpo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.