Mediação e competência em informação no contexto da pandemia da COVID-19:

o caso das bibliotecas universitárias da Universidade Federal Fluminense

Autores

Palavras-chave:

Mediação da informação, Competência em informação, Pandemia, COVID-19, Bibliotecas universitárias, Universidade Federal Fluminense

Resumo

Partimos do princípio que as bibliotecas universitárias, enquanto instituições culturais e educacionais, são mediadoras fundamentais nos processos de aprendizado com vistas à competência em informação e à educação continuada. Identificamos que durante a pandemia da COVID-19, as bibliotecas universitárias da Universidade Federal Fluminense (UFF) construíram estratégias de competência pedagógica, comunicacional, tecnológica e de gestão, adaptadas para um formato de biblioteca totalmente remoto, já que elas permaneceram fechadas de 2020 a 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Epitácio Mazzeto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF).

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da  Universidade Federal Fluminense (UFF).

Vitor Manoel Marques da Fonseca, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFF).

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

MAZZETO, A. C. E.; SOUZA, E. G. de; FONSECA, V. M. M. da. Mediação e competência em informação no contexto da pandemia da COVID-19:: o caso das bibliotecas universitárias da Universidade Federal Fluminense . Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial II ABM, p. 92–93, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/58008. Acesso em: 21 nov. 2024.