Mestre João do Boi e suas canções:
registros da memória e da resistência vão além da escrita e oralidade
Keywords:
Memória, Samba chula, Cultura popular, Mestre João do Boi, Tradição, Recôncavo baiano, Memória coletiva, Música popularAbstract
The article discusses studies of popular culture with an emphasis on the tradition of samba chula. The central objective is to reflect on social memory by addressing a phenomenon that involves the activities of individual life and that reaches collective life, in the community of São Braz, a city in the Bahian Recôncavo, as is the case of the study on master João do Boi and his musical creation. This is a case study, being an exploratory research, with an inductive and deductive approach. The data presented are anchored in bibliographical and documentary research. The results point to the need to strengthen research in the field of Information Science that rescue individual memory for the preservation of information of traditional knowledge of local and national culture.
Downloads
References
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção tópicos). Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/matc3a9ria-e-mem-c3b3ria.pdf. Acesso em: 22 outubro/2021
DIEHL, Astor Antonio. Cultura historiográfica: memória, identidade e representação. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
DÖRING, Katharina. Cantador de chula: o samba antigo do recôncavo baiano. 1. ed. Salvador, BA: Pinaúna, 2016.
FERRARI, Alfonso Trujillo. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.
FIGUEIREDO, Marina M. A mariscagem e as mulheres na Baía do Iguape - BA. Seminário Espaços Costeiros, [S. I.], UFBA, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/secosteiros/article/view/14669. Acesso em 15 jan. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
HOFFMAN, Daniela; FAGUNDES, Lea. Cultura digital na escola ou escola na cultura digital? Revista Renote: Novas Tecnologias na educação, Rio Grande do Sul, FURGS, vol. 2, n. 2, 2008. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14599. Acesso em: 15 jan. 2021.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antônio. Dicionário da história social do samba. 6.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
MENDES, Roberto e JÚNIOR, Waldomiro. Chula, comportamento traduzido em canção (A música raiz do Recôncavo Baiano na formação da nacionalidade brasileira) – Edição Fundação ADM/Master Mind. 1. ed. Salvador, BA. 2008.
MENDES, Roberto. O Samba Antes do Samba – Episódio 1: Quando mais a gente ensina, mas aprende o que ensinou (Série Documentário) – YouTube, 23 de out. de 2020. Disponível em: https://youtube.com/playlist?list=PL2O7NNoFja1KJBlS03NwB5NxafK-moUkjN Acesso em: 06 out. 2021
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara AunKhoury: História e Cultura. v. 10. 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763 Acesso em: 15 jul. 2021
S187. Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, DF: Iphan, 2006.
TOMAZ, Carlos Alberto. Psicobiologia da Memória - Psicol. USP v.4 n.1-2 São Paulo. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pi-d=S1678-51771993000100004 Acesso em: 15 out. 2022
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Fidelis Tavares de Melo, Ivana Aparecida Borges Lins
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.