Memória e resistência não cabem só na lombada:

a propósito da importância dos estudos literários na formação bibliotecária

Autores

Palavras-chave:

Leitura literária, Livro-álbum, Estudos literários, polissistema literário

Resumo

A especificidade da leitura literária, que corresponde às competências desenvolvidas na área científica dos estudos literários, proporciona o uso de metodologias e ferramentas conceptuais que aprofundam a leitura de um texto – e de um livro – como objeto cultural portador de memória e representação de resistência a agressões e perdas várias. O nosso trabalho sobre o livro-álbum português Com 3 Novelos (o mundo dá muitas voltas), texto de Henriqueta Cristina e ilustrações de Yara Kono (Planeta Tangerina, 2015) é o pretexto: um exemplo que servirá como exercício demonstrativo para a consciencialização do profissional que, na sua formação quer inicial quer ao longo da vida, passe a considerar como central o estudo do sistema literário na grande constelação das ciências sociais e humanas. Estes “enlaces e entrelaces” das ciências da informação e documentação com os estudos literários aproveitam, inclusivamente, aos próprios estudos literários que podem reorientar a sua reflexão epistemológica crítica e acrescentam uma nova camada à tradicional disciplina de teoria da literatura

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Biografia do Autor

Cláudia Sousa Pereira, Universidade de Évora - UÉ

Professora auxiliar com agregação do Departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora, Portugal. Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ). E-mail: cpereira@uevora.pt

Referências

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

PEREIRA, C. S. Memória e resistência não cabem só na lombada:: a propósito da importância dos estudos literários na formação bibliotecária. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 5, n. Ed. Especial, p. 66–80, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57961. Acesso em: 3 jul. 2024.