A mediação da informação no processo de ensino-aprendizagem: a participação e importância da biblioteca

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca., Educação., Ensino-Aprendizagem., Tecnologias., Mediação da Informação.

Resumo

O presente artigo visa abordar o papel da biblioteca na mediação do processo de ensino-aprendizagem na esfera da educação institucional. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos e artigos científicos acerca do tema proposto, disponibilizados e atualizados, principalmente, pelo Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB, e passaram por uma análise crítica sobre os seus respectivos conteúdos. Dessa forma, os diagnósticos obtidos sobre o tema proposto foram bastante satisfatórios no que tange à função da biblioteca como mediadora do conhecimento no âmbito educacional. Demonstra, desse modo, a relevância deste artigo para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo, no atual contexto pelo qual passa a educação brasileira, considerando as mudanças que ocorrem cada vez mais depressa em virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Barbosa, Instituto Federal de Sergipe - IFS / Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). Bibliotecária do Instituto Federal de Sergipe (IFS) atuando como Diretora Geral de Bibliotecas do Instituto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES).

Pablo Boaventura Sales Paixão, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (Espanha). Relações Públicas do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor Permanente Voluntário do PPGCI/UFS. Membro do Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento (NEMAGI/UFS). 

Ida Conceição Andrade de Melo, Instituto Federal de Sergipe - IFS / Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES).

Jessica Mirelle Lopes Matos, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Cândido Menezes. Licenciada em Química pela Faculdade Pio Décimo. Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Servidora do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7951-2604 E-mail: jessica.matos@ifs.edu.br

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

BARBOSA, K. C.; PAIXÃO, P. B. S.; MELO, I. C. A. de; MATOS, J. M. L. A mediação da informação no processo de ensino-aprendizagem: a participação e importância da biblioteca. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 6–19, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57560. Acesso em: 22 dez. 2024.