A contribuição da teoria da argumentação de Chaïm Perelman para a formação da decisão judicial justa

Autores

  • Rafaela Leite Versoza Quintella Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Argumentação jurídica, Neoconstitucionalismo, Justiça, New retórica, Chaïm Perelman, Decisão judicial

Resumo

Haja vista a atual cultura jurídica pragmática centrada na decisão judicial como polo de realização da justiça, valor introduzido nos sistemas jurídicos ante o fenômeno do Neoconstitucionalismo, a argumentação jurídica tem se apresentado cada vez mais relevante. Deste Modo, em sendo Chaïm Perelman aquele que rompe com os paradigmas para formulação de uma Teoria da Argumentação, bem como o primeiro filósofo-jurista a tentar desvendar as problemáticas da relação entre a argumentação e o processo judicial, o presente trabalho busca elucidar as contribuições científicas legadas por ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Leite Versoza Quintella, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Mestre em filosofia do direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (UC/Portugal). Pósgraduada em direito público pela FAR. Advogada.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Quintella, R. L. V. . (2024). A contribuição da teoria da argumentação de Chaïm Perelman para a formação da decisão judicial justa. Revista Da Faculdade De Direito Da Universidade Federal Da Bahia, 45(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/RDU/article/view/61973