Mainha quem me ensinou a desconfiar do doutor

Por que nomear os "de cima" importa para às pesquisas em ciências sociais?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rp.v12i0.59567

Palavras-chave:

pesquisas sociais, narração, sujeitos de pesquisa, colonialismo, invisibilização

Resumo

Este trabalho objetiva discutir sobre a escolha metodológica de pesquisas sociais em instituições (em e com documentos) de nomear os sujeitos de pesquisa com os seus nomes reais presentes no arquivo, enquanto forma política de responsabilidade ética com a descontinuidade de processos de invisibilização, ao mesmo tempo em que esse processo convive com o não fazer colonial do procedimento de nomear os sujeitos de pesquisa “de cima”, aqueles que são narradores desses sujeitos de pesquisa invisibilizados, implicando na permanência dos narradores como sujeitos invisíveis. Por isso, o argumento central do trabalho, a partir da constatação dessa prática, é se perguntar como essa escolha – de esconder os sujeitos narradores, os “de cima” – implica na invisibilidade colonial da responsabilidade desses agentes narradores para com os que são narrados, considerando também os limites e as possibilidades imbuídas na opção de narrar os narradores. Construo minha escrita na forma de ensaio, alinhada a uma revisão bibliográfica – focada em pesquisas sociais em instituições que tenham relação com o saber-poder jurídico- psiquiátrico, pela minha familiaridade com o tema –, trazendo ainda um escrever da minha experiência, uma escrevivência, focada em uma elaboração contínua de perguntas, como convite a discussão de nossos pressupostos epistêmicos em pesquisas sociais.

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Biografia do Autor

Ismael Cardoso da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista do Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E-mail: ismael.cardoso@ufpe.br.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Cardoso da Silva, I. (2024). Mainha quem me ensinou a desconfiar do doutor : Por que nomear os "de cima" importa para às pesquisas em ciências sociais?. Revista Prelúdios, 12, e120082404. https://doi.org/10.9771/rp.v12i0.59567