VIOLÊNCIA E SUSPEIÇÃO:

UM ESTUDO SOBRE OS CASOS DE ABORDAGEM E SELETIVIDADE POLICIAL NA BAIXADA DO AMBRÓSIO

Autores

  • Jose Luis dos Santos Leal Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v9i10.37685

Palavras-chave:

Suspeição, Abordagem, Seletividade, Violência, Baixada do Ambrósio.

Resumo

Fruto das reflexões do trabalho de conclusão de curso, o presente artigo discute as ações policiais que visam à busca pessoal em jovens sob a utilização motivadora da suspeição policial, suas análises partem mais especificamente para o campo simbólico e subjetivo que confronta o policial e o jovem. A pesquisa analisa a partir de elementos que compõem a “tríplice da suspeição” os mecanismos e critérios da construção do discurso para fundamentar a suspeição policial, buscando compreender a possível articulação entre acusados e a influência de filtros sociais na seleção e criminalização dos indivíduos.  A pesquisa foi realizada no ano de 2015 na comunidade da Baixada do Ambrósio, na cidade de Santana/AP, e desenvolveu-se a partir das seguintes vertentes: 1) pesquisa bibliográfica que possibilitou o contado com a literatura pertinente; 2) pesquisa etnográfica com a realização de entrevistas abertas e semiestruturadas com moradores do bairro e policiais militares da UPC (Unidade de Policiamento Comunitário). A pesquisa analisa ainda, como os policiais constroem o discurso que define quem é, ou não um suspeito. Assim, parte-se da hipótese que a suspeição não é aleatória, mas sim, seletiva e sistemática. É um processo inquisitório pelo qual identidades são construídas e/ou atribuídas para habitar adequadamente no que é representado como um suspeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Luis dos Santos Leal, Universidade Federal do Amapá

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá (PPGH-UNIFAP), com área de concentração em História Social, na linha de pesquisa em História Social do Trabalho. É aluno do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição, com área de concentração em Sociologia. Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET de Ciências Sociais/UNIFAP, e ex-Membro do GEPVIC - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Violências e Criminalizações. Coordenou os programas vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário entre 2015-2019, (Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural PNDTR; Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras; Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2/Maquinários; Programa Territórios Digitais - Casas Digitais no Amapá), e ex-articulador das políticas públicas voltadas para os territórios da cidadania no estado do Amapá. Atualmente é colaborador no Núcleo de Pesquisa sobre Práxis e Dialética - FFLCH/USP; Membro do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia - LEHSTAM/UNIFAP; Pesquisador no Grupo de Pesquisas sobre Representação, Marketing Político e Estudos de Elites. Têm interesses de pesquisa: Teoria Sociológica; Sociologia da Violência e do Conflito; Sociologia Rural; Sociologia Política; Filosofia Política; História Social do Trabalho. Subáreas de conhecimento: Políticas Publicas Rurais; Filosofia Platônica; Práticas Policiais e Formação policial; Vida no Crime; Produção Social do Inimigo; Conflitos Armados; Mercados Ilícitos; Prostituição e Garimpagem.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Leal, J. L. dos S. (2022). VIOLÊNCIA E SUSPEIÇÃO: : UM ESTUDO SOBRE OS CASOS DE ABORDAGEM E SELETIVIDADE POLICIAL NA BAIXADA DO AMBRÓSIO. Revista Prelúdios, 10(11). https://doi.org/10.9771/revpre.v9i10.37685