PEDRA É O QUE DOIDO JOGA EM GENTE:
ETNOGRAFIA COMO UMA FERRAMENTA PARA A OCEANOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/revpre.v9i10.37683Palavras-chave:
Ciência, antropologia, ciências humanasResumo
A oceanografia é uma disciplina de ciências da terra de potencial interdisciplinar que diante da crise socioambiental global tem recebido críticas. A fim de funcionar de uma nova forma, se denomina oceanografia socioambiental. Esta nova forma tem como objetivo trabalhar com as comunidades tradicionais costeiras e marítimas contra conflitos ambientais e a favor da justiça socioambiental para estas comunidades.
Este artigo relata o uso da etnografia por uma oceanógrafa, em uma comunidade de pescadores artesanais da comunidade de Poças, no Litoral Norte da Bahia. O estudo dos conhecimentos e práticas de pescadores e marisqueiras da comunidade foi feito por um mês em imersão na comunidade, através de observação participante e entrevistas semi-estruturadas. O objetivo do estudo foi compreender a percepção da comunidade sobre a feição geológica do arenito de praia e suas funções e importância.
O artigo conclui que estes conhecimentos e práticas construídos na vivencia do lugar ao longo de gerações devem ser valorizados e integrados na construção de soluções socioambientais, para esta nova forma de fazer oceanografia em favor da justiça socioambiental para comunidades tradicionais.