DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, RETRAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS E A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS!

Autores

  • Joseleide Bastos Vieira Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (PPGSS/UFBA).

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v9i9.37292

Palavras-chave:

Serviço Social, COVID-19, Políticas Públicas

Resumo

O artigo objetiva explicitar a realidade vivenciada por assistentes sociais da área da saúde e da assistência social, no contexto de: sucateamento das políticas públicas, retração dos direitos trabalhistas, sob gestões impositivas no cenário de pandemia. Além disso, intenta difundir suas estratégias de luta construídas coletivamente.  Nesta perspectiva, este artigo, de caráter qualitativo, buscou analisar o conteúdo do vídeo intitulado: “Expressões sociais: Política, direitos e intervenção do serviço social”associado à’ seleção de material bibliográfico e documental, sem recorte temporal. Através dos depoimentos reais, conclui-se que a constitucionalização dos ajustes fiscais na Seguridade Social e contrarreforma previdenciária impulsionam o colapso no Sistema Único de Saúde e obstrui respostas contundentes da Assistência Social à população. Impactando, assim, na vida pessoal e no processo de trabalho das/os assistentes sociais. Exigindo intervenções ainda mais atentas, capacitadas e que fortaleçam as iniciativas que visam a resistência a essa conjuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseleide Bastos Vieira, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (PPGSS/UFBA).

Assistente Social. Pós graduada em Políticas Públicas. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (PPGSS/UFBA). E-mail: josivieira.as@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Bastos Vieira, J. (2021). DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, RETRAÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS E A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS!. Revista Prelúdios, 9(9), 179–201. https://doi.org/10.9771/revpre.v9i9.37292

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo