ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE INSERÇÃO, ANÁLISE DE DISCURSO E ANÁLISE SITUACIONAL EM UM CAMPO ETNOGRÁFICO JUNTO AO POVO KIRIRI.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v10i10.37183

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Análise Situacional, Kiriri, Etnografia

Resumo

O presente trabalho visa apontar algumas reflexões metodológicas referentes a uma pesquisa etnográfica junto ao povo indígena Kiriri, localizado na área etnográfica dos “Índios no/do Nordeste” (DANTAS et al., 2001). Essas reflexões vão em dois sentidos. O primeiro, retrospectivo, visa abordar o meu fazer etnográfico com o povo em questão entre novembro de 2016 a novembro de 2018, período no qual realizei pesquisa que fundamentou meu trabalho de conclusão de curso de graduação como Bacharel em Ciências Sociais. No segundo, reflexivo, trago algumas discussões e críticas sobre os métodos utilizados, a inserção em campo e outras questões éticas afins a essa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Novais Cardoso, Universidade Federal da Bahia - Programa de Pós-Gradução em Antropologia

Mestrando em Antropologia pelo PPGA-UFBA e Bacharel em Ciências Sociais com área de concentração em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia. Cursando a Habilitação Licenciatura em Ciências Sociais - FFCH/UFBA . Integra um projeto de revitalização e "retomada" da língua indígena do povo Kiriri ( com território localizado no município de Banzaê-BA), que perpassa, além do trabalho técnico com o material linguístico, a formação de professores indígenas em linguística, objetivando seu protagonismo em todo processo.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Cardoso, G. N. (2022). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE INSERÇÃO, ANÁLISE DE DISCURSO E ANÁLISE SITUACIONAL EM UM CAMPO ETNOGRÁFICO JUNTO AO POVO KIRIRI. Revista Prelúdios, 9(10), 91–115. https://doi.org/10.9771/revpre.v10i10.37183