A arte de etnografar vivências na roda do Lavrado

Experiências, registros e partilhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rp.v10i0.36602

Palavras-chave:

antropologia do corpo, registro etnográfico, vivências

Resumo

A intenção principal deste artigo é oferecer algumas reflexões metodológicas sobre o registro etnográfico de vivências grupais de percepção corporal, biodança, danças circulares, yoga e meditação. Iniciamos apresentando o conceito de vivência e de corpo desenvolvidos na Roda do Lavrado, ação de extensão realizada no âmbito do Projeto de Extensão Apoio aos Refugiados em Roraima do Instituto de Antropologia/UFRR. As vivências fazem parte de uma revolução silenciosa, porém contínua na construção de uma cultura do bem viver baseada na integralidade da vida humana. O corpo é a base de nossa experiência relacional. Desse modo, as dinâmicas grupais realizadas na Roda do Lavrado visavam, entre outros objetivos, o desenvolvimento do olhar disponível, a escuta sensível e o tato consciente nas práticas de percepção corporal. Esse enfoque centrado na experiência corporal em grupo e no registro posterior dessas vivências esteve presente de forma contínua nos encontros realizados. Logo, observamos que a etnografia das vivências, mais do que uma técnica, é a arte de registrar e expressar os biorrelacionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Franco de Lima, Universidade Federal de Roraima

Docente de Antropologia da Universidade Federal de Roraima. Mestre em Sociologia Política PUC/SP, Doutor em antropologia PUC/SP, pós-doutor em psicologia social UNESP. Facilitador em percepção corporal. 

Lisiane Machado Aguiar, Universidade Federal de Roraima

Docente de comunicação da Universidade Federal de Roraima. Mestre em Comunicação Unisinos/RS, doutora em Comunicação e Informação UFRGS, pós-doutora em Letras UFRR. Instrutora de ioga. 

Inara do Nascimento Tavares, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Docente da Universidade Federal de Roraima/Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ. Focalizadora em Danças Circulares. 

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Franco de Lima, J. C., Aguiar, L. M., & Tavares, I. do N. (2024). A arte de etnografar vivências na roda do Lavrado: Experiências, registros e partilhas. Revista Prelúdios, 12, e120042401. https://doi.org/10.9771/rp.v10i0.36602