Princípio democrático e participativo na gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/revpre.v11i0.23892Palavras-chave:
gestão escolar , gestão democrática, eleição diretaResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como gestores e professores da rede pública estadual de Santa Catarina compreendem a gestão democrática e o processo de eleição para escolha dos gestores escolares. Além disso, pretende-se discutir o conceito de gestão democrática, reconhecendo a importância da gestão escolar e refletindo sobre sua evolução até chegarmos ao processo de eleição dos gestores, atualmente em vigor na rede. Acredita-se que esse processo é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da educação. O estudo caracterizou-se como teórico-empírico de cunho qualitativo. Participaram do estudo dezesseis professores da rede pública do Estado, dos quais quatro são gestores. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionário contendo questões abertas para a compreensão do processo de escolha, em forma de eleição, para a função de gestor escolar. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa com o intuito de, a partir das respostas dos pesquisados, compreender o processo de forma clara, sempre relacionando a discussão com os autores que fundamentam nosso estudo. O artigo possibilita uma reflexão sobre os mecanismos que asseguram a gestão democrática, sobre como esse processo ainda necessita ser aprimorado e, principalmente, a percepção de que é um grande avanço na busca pela efetivação da democracia no espaço escolar.