CONDICIONALIDADES E EFETIVIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE 2000 A 2014

Autores

  • Isadora Martins Montiel Universidade Federal do Pampa
  • Alessandra Troian Universidade Federal do Pampa
  • Raquel Breitenbach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v7i7.23846

Palavras-chave:

Transferência de renda, Condicionalidades, Miséria, Desenvolvimento.

Resumo

Nas últimas décadas o debate acerca da pobreza vem ganhando destaque no cenário global. No Brasil, a pobreza sempre foi um fator de relevância, já que ela atinge parte significativa da população. O presente estudo objetiva analisar a efetividade do Programa Bolsa Família (PBF) através do acompanhamento dos dados das condicionalidades nas áreas da educação e da saúde no período de 2005 a 2014. Metodologicamente a pesquisa classifica-se como qualitativa, a partir do método dedutivo. Realizou-se a análise de dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS); do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS); e de relatórios do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento – Brasil (PNUD-BRASIL). Os resultados indicam que o Programa Bolsa Família melhorou as condições de vida de seus beneficiários através do auxílio financeiro e, principalmente, pelo acesso à educação e a saúde, aumentando os níveis de frequência escolar e acompanhamentos médicos básicos. A melhora nas condições de vida também fica evidente nos resultados do Índice de Desenvolvimento Humano do período. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Martins Montiel, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Ciências Ecnonômicas

Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial (UERGS)

Mestre em Extensão Rural (UFSM)

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS)

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Atua no Mestrado em Admistração (PPGA/Unipampa). Membro d grupo de estudos GeoDes, no CNPq.

Raquel Breitenbach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Extensão Rural, professora do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul).

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Montiel, I. M., Troian, A., & Breitenbach, R. (2019). CONDICIONALIDADES E EFETIVIDADE DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE 2000 A 2014. Prelúdios - Revista Do Programa De Pós-graduação Em Ciências Sociais Da UFBA, 7(7), 33–49. https://doi.org/10.9771/revpre.v7i7.23846

Edição

Seção

Artigos Dossiê