O PROJETO PROTEÇÃO DE JOVENS EM TERRITÓRIO VULNERÁVEL: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS NORMATIVOS E SEUS EFEITOS LOCAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v7i7.23841

Palavras-chave:

Política pública, Violência, Juventude

Resumo

O presente artigo se insere no campo de estudos sobre políticas públicas de segurança, circunscrevendo este tema mais amplo ao problema público da “juventude violenta” enquanto objeto de um tipo particular de intervenção: os projetos de prevenção da violência e criminalidade destinados aos jovens das periferias urbanas brasileiras. Seu objetivo principal é identificar e apresentar, a partir do exame de documentos oficiais, os principais pressupostos normativos presentes na formulação do projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável – Protejo (ação integrante do extinto Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci), para, em seguida, analisar alguns efeitos decorrentes da implementação desses pressupostos em um contexto local. A análise desses efeitos foi empiricamente restrita a execução do Protejo no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas (Bahia), entre os anos de 2009 e 2011. Trata-se, portanto, de uma análise ex post facto. Na primeira parte do artigo, apresento sucintamente o projeto enquanto uma ação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, enfatizando o entrelaçamento singular entre política de segurança e política social. Em seguida, após delinear os traços gerais do paradigma da “segurança cidadã”, descrevo e analiso situações ocorridas durante a realização do referido projeto, nas quais a atualização local deste paradigma gerou efeitos diversos daqueles esperados, sobretudo no que diz respeito ao propósito de efetivação do ideal político-jurídico de igualdade cristalizado na noção de cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Losada Martins, Instituto de Estudos Sociais e Políticos/UERJ

Doutorando em Sociologia (IESP/UERJ), Mestre em Antropologia (PPGA/UFBA) e Bacharel em Ciências Sociais (FFCH/UFBA), é Professor na Faculdade Senac Rio de Janeiro. Seus estudos e pesquisas refletem a atuação acadêmica e profissional contemplando temas diversos, como: ciências sociais e saúde; práticas, memória oral e narrativa de terapeutas tradicionais; biotecnologia, corporalidade e sociabilidade; segurança pública e prevenção da criminalidade; juventude e violências; desenvolvimento urbano e comunidades tradicionais; avaliação de impactos socioambientais e de políticas públicas. Entre 2009 e 2014 ocupou o cargo de Cientista Social na Secretaria Nacional de Segurança Pública/MJ, quando desenvolveu atividades de implementação, acompanhamento e avaliação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Lecionou nos cursos de bacharelado em Serviço Social e em Direito (2012-2014) e de licenciatura em Sociologia (2013-2014). Foi responsável pela elaboração e coordenação de pesquisas de consultoria socioambiental para a Petrobras e o governo do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Martins, R. L. (2019). O PROJETO PROTEÇÃO DE JOVENS EM TERRITÓRIO VULNERÁVEL: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS NORMATIVOS E SEUS EFEITOS LOCAIS. Revista Prelúdios, 7(7), 67–95. https://doi.org/10.9771/revpre.v7i7.23841

Edição

Seção

Artigos Dossiê