Padrões de carreira e formas de reconversão da militância político-partidária

Autores

  • Bergson Morais Vieira Universidade Federal de Sergipe -UFS
  • Alex Menezes de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v9i9.22922

Palavras-chave:

Padrões de Carreira, liderança político-partidária, Reconversão, Partido Verde.

Resumo

A sociologia das elites tem dedicado fundamental atenção aos estudos relacionados ao processo de seleção e ascensão dos que ocupam as posições de destaque em diferentes espaços. Buscando contribuir com esse debate, o presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, a respeito do processo de recrutamento e seleção de líderes de partidos políticos. Os dados colhidos na pesquisa permitiram apreender o perfil do grupo considerado, sobretudo, no que diz respeito às origens sociais, recursos culturais e profissionais destes. Enfim, permitiu-nos identificar a composição social do partido político e, a partir disso, foi possível identificar diferentes modalidades de carreira e de reconversão dos recursos sociais dos agentes considerados, no sentido de analisar os mecanismos que transformam os diversos recursos sociais, escolares e profissionais em “trunfos” que permitem a inserção do grupo aos postos de comando disponíveis. O universo empírico do qual trata esse trabalho é composto pelos líderes do Partido Verde, seccional Sergipe. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram acessadas por meio de entrevistas semi-dirigidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bergson Morais Vieira, Universidade Federal de Sergipe -UFS

Sou doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Sociologia pela mesma universidade e licenciado em História pela Faculdade União das Américas (2009). Atualmente integra o Laboratório de Estudos do Poder e da Política ? LEPP (UFS-CNPq), atuando na área de Etnografia Política, Organizações Partidárias e Política Eleitoral. Com ênfase nas Temáticas: Carreira Parlamentar, Partidos Políticos, Participação Política, Movimentos Sociais e Eleições em Sergipe. Trabalhou como pesquisador e colaborador de campanha nas eleições de 2012, tendo como principais atribuições a Construção do Plano de Governo, Orientação de Campanha Eleitoral e pesquisas de opinião pública. Além da área de Pesquisas, possui experiência na área de docência em História e Sociologia. Atualmente, vem se dedicando às atividades de pesquisa sobre Seleção de representantes legislativos no Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Vieira, B. M., & Carvalho, A. M. de . (2021). Padrões de carreira e formas de reconversão da militância político-partidária. Prelúdios - Revista Do Programa De Pós-graduação Em Ciências Sociais Da UFBA, 9(9), 134–161. https://doi.org/10.9771/revpre.v9i9.22922

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo