Discursos sobre o sistema de cotas para afrodescendentes na formação da opinião e vontade política: o mito da deliberação “racional”

Autores

  • Maria Vitória Espiñeira Gonzalez
  • Ruy Aguiar Dias

DOI:

https://doi.org/10.9771/revpre.v1i1.14191

Resumo

Estudo realizado com a aplicação de um questionário em escolas de segundo grau da rede privada e pública, na Universidade Federal da Bahia e na Universidade do Estado da Bahia, abrangendo uma amostra de aproximadamente 1390 estudantes com objetivo de perceber os argumentos envolvidos no processo deliberativo no espaço público, tendo como tema a questão do sistema de cotas para afro-descendentes. Os resultados sugerem que a idéia de um “debate racional” não se sustenta e que o processo deliberativo está limitado aos conjuntos particulares de valores e as diferentes perspectivas dos diferentes grupos étnicos, de classes sociais que compõem o conjunto de públicos pesquisados. A leitura dos dados confirma que a atitude para com o sistema de cotas varia significativamente conforme a classe social e o grupo étnico a que pertencem os pesquisados sugerindo conotações de natureza nitidamente ideológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Gonzalez, M. V. E., & Dias, R. A. (2013). Discursos sobre o sistema de cotas para afrodescendentes na formação da opinião e vontade política: o mito da deliberação “racional”. Revista Prelúdios, 1(1). https://doi.org/10.9771/revpre.v1i1.14191

Edição

Seção

Artigos Dossiê