Adoção da publicação contínua a partir de 2023

2023-09-30

A Prelúdios é uma revista eletrônica de Ciências Sociais, fundada em 2012 e editada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPGCS/UFBA), em coedição com a EDUFBA (editora da UFBA). A revista reúne textos inéditos e de interesse acadêmico na forma de artigos, entrevistas, traduções e resenhas; em dossiês temáticos ou por demanda livre.

No último período, a Prelúdios passou por inúmeras transformações, envolvendo desde a inconstância do fluxo editorial no período pandêmico, ao processo de reestruturação do seu corpo editorial. Diante disso, neste ano de 2023, a Comissão Editorial da Prelúdios comunica que, seguindo as diretrizes mais atuais das publicações científicas, optou por adotar o formato de publicação contínua (PC). A Publicação Contínua é uma tendência das publicações científicas eletrônicas, já sendo uma realidade para muitos periódicos nacionais e estrangeiros que visam promover maior agilidade e dinamismo no processo de publicação das pesquisas.

Nesse formato, os manuscritos são publicados assim que finalizados os seus processos de avaliação, revisão final e diagramação, sem a necessidade de aguardar o fechamento de um número completo. Deste modo, a publicação em fluxo contínuo apresenta diversas vantagens para autores/as e leitores/as, resultando na aceleração do fluxo de artigos e de sua disponibilidade para leituras e citações e, assim, favorecendo a publicização de conhecimentos e a comunicação das pesquisas no debate acadêmico especializado.

Com o novo formato, as publicações da Prelúdios passarão a compor um Volume Anual Único, com início em 2023, Volume 11, sem prejuízo das suas seções temáticas (dossiês) e diretrizes gerais ligadas ao processo de revisão por pares.

Para conhecer melhor o sistema de fluxo contínuo convidamos todos/as a lerem o guia do Scielo sobre o tema : https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf  

Esperamos que esta mudança seja positiva para os/as nossos/as leitores/as, autores/as e toda comunidade acadêmica ligada às Ciências Sociais e estaremos à disposição para solucionar quaisquer dúvidas através do contato de nossa revista.