Dossiê Democracias e Teoria Democrática

2023-02-10

O Dossiê “Democracias e Teoria democrática” pretende articular, pelo conjunto dos artigos a serem selecionados, dimensões teóricas e empíricas envolvidas no tema da democracia. Os artigos poderão versar sobre uma ou ambas as dimensões, em perspectiva histórica e/ou conceitual. São esperadas contribuições teóricas e metodológicas, como também análises não limitadas a conjunturas especificas.
Na recepção de artigos, a teoria democrática será considerada em sua pluralidade, seja no plano da teoria normativa ou do pensamento político, bem como nos seus nexos conceituais com o tema da representação política, nesse já incluída também a dimensão participativa.
Já quanto a empiria das democracias o dossiê a tomará como objeto passível de abordagem através do repertório conceitual e metodológico da ciência política ou em perspectiva interdisciplinar. Admite-se levar em conta, também, na admissão de trabalhos, a variedade contextual de tempo e lugar em que o tema pode ser enquadrado e as possibilidades de a empiria democrática ser analisada pelo  ângulos das instituições, dos movimentos e/ou da cultura política.
Dessa forma, o dossiê pretende contribuir para o intenso debate em curso, nacional e internacionalmente, sobre as trajetórias das experiências democráticas, o presente e o futuro das democracias e da representação política.

Início inscrição: 06/02/2023

Encerramento inscrição: 07/04/2023

Os manuscritos devem ser submetidos pela plataforma: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistapreludios/about/submissions

As instruções gerais, normas e outras diretrizes relevantes podem ser conferidas no site da revista Prelúdios. Os textos submetidos serão avaliados por profissionais da área em sistema de parecer cego.

Lembramos que continuamos a receber artigos de variados temas relacionados às ciências sociais em um fluxo contínuo de demanda livre.