Semioses dissidentes na criação artística colaborativa
¿Dónde están las cartas de nuestras ancestras al caminar sobre fuego?, do Colectivo Ayllu
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62239Resumo
Com base na análise da produção colaborativa ¿Dónde están las cartas de nuestras ancestras al caminar sobre fuego?, exposta na 35ª Bienal de São Paulo, este artigo objetiva discutir a maneira pela qual o Colectivo Ayllu, formado por um grupo de migrantxs latinoamericanxs residentes na Espanha, constrói uma prática criativa dissidente, ao mesmo tempo em que se contrapõe às narrativas hegemônicas. Segundo nossa perspectiva, isso ocorre a partir da metodologia de criação coletiva e colaborativa proposta pelo Colectivo, na qual se correlacionam distintas singularidades mediante as performances de corpxs dissidentes. Com isso, resultado e processo subsistem em estreito vínculo, de modo que a apreensão do painel-tecido implica a articulação de diversos arranjos sígnicos num continuum semiótico cuja temporalidade espiralar se desdobra na materialização de estratégias de (re)existência ancestral latinoamericana e artística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, Patrícia de Oliveira Iuva, Fabio Sadao Nakagawa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).






