Ramita seca, tu corazón

performance, fabulação e experiência drag latina-americana em Bartolina Xixa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62231

Resumo

O artigo discute as performances da drag queen Bartolina Xixa, artista argentina que se autointitula uma drag diversa, a partir da observação de dois de seus vídeos: Ramita Seca: La colonialidad permanente (2019) e BARTOLINA XIXA (2019). Interrogamos os modos como a experiência da artista constitui um deslocamento importante em relação às drag queens entertainers, ao reivindicar processos de territorialização e desterritorialização que emergem em suas performances e dizem respeito à sua relação com diversos aspectos de sua vivência no mundo: a origem geográfica, na fronteira entre Argentina, Bolívia e Chile; a binariedade inscrita em culturas tradicionais andinas e a atualização de lógicas coloniais na América Latina. Em diálogo principalmente com La Fountain-Stokes (2011; 2021), Hartman (2008), Taylor (2013), Comolli (2008) e Brasil (2011), buscamos identificar dimensões de fabulação nas práticas artísticas de Bartolina Xixa, inscritas em suas performances e na mise en scène dos vídeos, que reivindicam uma existência marica & chola, questionando politicamente o imaginário da Argentina branca, o apagamento étnico das populações negras e indígenas da região e a própria ideia do que seja uma performance drag queen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Andrade, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro do grupo de pesquisa Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência (CNPq/ESPM).

Gabriela Machado Ramos de Almeida, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do PPGCOM ESPM. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência (CNPq/ESPM).

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Andrade, P. H., & Almeida, G. M. R. de. (2025). Ramita seca, tu corazón: performance, fabulação e experiência drag latina-americana em Bartolina Xixa. Revista Periódicus, 1(23), 220–239. https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62231