A autobiografia como espaço de elaboração do eu

a escrita de si, de Carolina Maria de Jesus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62209

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a escrita autobiográfica, na qual a escrita de si se enquadra, como um instrumento que possibilita a elaboração e a permanência da identidade de um sujeito, munindo-se da produção elaborada pela autora negra Carolina Maria de Jesus. Em vista disso, para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma análise exploratória em três livros da escritora: Quarto de Despejo: diário de uma favelada (2014), Meu sonho é escrever (2018) e Diário de Bitita (1986). A fundamentação teórica deste estudo apoia-se em autores como Ângela de Castro Gomes (2004), Michel Foucault (1992) e Leonor Arfuch (2010). Dessa forma, como possíveis conclusões, citam-se: a utilização da escrita autobiográfica como um meio de criar rastros que possibilitam a permanência da consciência de si e as dissidências que a produção de Carolina de Jesus revela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Meneses de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Professora do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora do Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Cultura (PPSC) da UESPI. Doutora em História na linha de pesquisa de Cultura e Memória pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Orienta pesquisas na área de História, Literatura e Intelectuais.

Camilla Giovanna Alves do Nascimento, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ex-bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/UESPI). Desenvolve pesquisas na área de História e Literatura, com foco nas obras da escritora Carolina Maria de Jesus, abordando temáticas relacionadas à decolonialidade e à escrita de si.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Meneses de Sousa, A. C., & do Nascimento, C. G. A. . (2025). A autobiografia como espaço de elaboração do eu: a escrita de si, de Carolina Maria de Jesus. Revista Periódicus, 1(23), 21–31. https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62209