Escrevivências de si e de nós

o lugar da escrita COM jovens pesquisadores de uma escola periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62133

Resumo

Este relato parte de uma pesquisa de mestrado que discutiu como jovens pesquisadoras/es enunciam as questões de gênero que atravessam seu cotidiano escolar. Em interlocução com a Pesquisa-Inter(in)venção e a perspectiva do PesquisarCOM, o objetivo deste artigo é analisar as escrevivências produzidas por jovens pesquisadoras/es de uma escola pública da periferia de Fortaleza/CE durante a referida pesquisa. Neste sentido, analisa-se como essas narrativas produzidas através de escrevivências inspiradas em Conceição Evaristo desafiam normas e estereótipos impostos pela colonialidade, que molda a vida dos jovens periféricos através de categorias como raça, classe e gênero. Inspirado por perspectivas de descolonização do saber e do ser, o estudo propõe uma abordagem que fortalece e potencializa as vozes marginalizadas, utilizando a escrita como ferramenta de empoderamento e transformação. Considera-se que essas narrativas funcionam como instrumentos de denúncia das estruturas coloniais ainda presentes na sociedade contemporânea, evidenciando as re(existências) experimentadas por estes corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Ruth Nishiyama Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará em Limoeiro do Norte/CE.

Luciana Lobo Miranda, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE, Brasil.

Alanna Maria da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga Clínica Gestalt-terapeuta.

Marta Clarice Nascimento Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Profissional Residente no programa de Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Soares, M. R. N., Miranda, L. L., da Silva Sousa, A. M. ., & Nascimento Oliveira, M. C. . (2025). Escrevivências de si e de nós: o lugar da escrita COM jovens pesquisadores de uma escola periférica . Revista Periódicus, 1(23), 270–291. https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.62133