Corpos abjetos

narrativas autobiográficas de um corpo gay militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.61656

Resumo

Este artigo analisa o papel dos corpos abjetos na contemporaneidade, destacando a narrativa autobiográfica como método de pesquisa. Objetivamos identificar táticas viáveis para amplificar estas vozes que foram abjetadas. Analisamos como esses corpos LGBTI+ reivindicam espaços negados historicamente. Conclui-se que a equidade somente poderá ser alcançada quando estes corpos abjetados forem reconhecidos, respeitados e incluídos em todos os aspectos da vida social e institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonatan Wendell Tavares Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor externo do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da UFMA.

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão do ensino da Educação Básica (PPGEEB) da UFMA/São Luís e Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFMA/ São Luís. Professora Visitante no Programa de Doutorado EDUCANORTE pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)/UFMA, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE)/UFMA - Campus Imperatriz-MA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPEEB)/UFMA-Campus Codó.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

Ferreira, J. W. T., Oliveira, K. A. de, & Morais, J. de S. (2025). Corpos abjetos: narrativas autobiográficas de um corpo gay militar. Revista Periódicus, 1(23), 71–89. https://doi.org/10.9771/peri.v1i23.61656