"Homens que curtem”

reflexões etnográficas sobre pesquisas com homens com práticas bissexuais na periferia da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.55572

Resumo

O texto discute os desafios metodológicos de envolver homens que fazem sexo com homens e com mulheres (HSHMs) nas pesquisas, apontados nos estudos sobre comportamento sexual e epidemia do HIV/aids como fugidios a pesquisadories. Embasado em pesquisa na Região Metropolitana do Recife, argumentamos que a dificuldade está relacionada à operacionalização dos próprios conceitos que orientam o olhar para os territórios onde homens com práticas homossexuais transitam – sociabilidade, região moral, gueto e comunidade – e a facilidade que alguns dos territórios oferece para es pesquisadories realizarem sua tarefa. Do mesmo modo, a nomeação homossexual, presente em termos de consentimento esclarecido, roteiros de entrevista e questionários, pode afastar os HSHMs das pesquisas, que, como mostra nossa etnografia, são descritos como simpatizantes, e se percebem como entendidos, o que os capacita a se engajarem na curtição.

Downloads

Biografia do Autor

Luís Felipe Rios, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena o Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana – LabEshu. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, possui graduação em Psicologia (UFPE), mestrado em Antropologia (UFPE) e Doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ).

 

Mateus Souza Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Ciências Sociais pela UFPE, mestrando em Antropologia na UFPE. Trabalho relacionado à bolsa de Iniciação Científica concedida de pela Facepe.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Rios, L. F., & Souza Araújo, M. (2024). "Homens que curtem”: reflexões etnográficas sobre pesquisas com homens com práticas bissexuais na periferia da cidade. Revista Periódicus, 2(20), 215–244. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.55572