Masculinidades subalternas

uma etnobiografia com imigrantes africanos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.55016

Resumo

O artigo analisa masculinidades de homens africanos no cenário de migração e diáspora na cidade de Fortaleza. O que é ser homem, negro, africano e imigrante no Brasil? A reflexão é embasada em pesquisa etnográfica e entrevistas com africanos de distintas nacionalidades, aliada às experiências e vivências biográficas do autor, configurando uma etnobiografia. Movimenta-se as noções de masculinidades hegemônicas e subalternas. Homens africanos são racializados, discriminados e sexualizados, ocupando lugar secundário na sociedade. São visibilizados pelo imaginário do passado colonial. A universidade e o trabalho precário constituem meios de inserção. O contexto migratório permite a construção de imagens de virilidade masculina entre a África e o Brasil. Apresentam masculinidades subalternas diante da sociedade brasileira e hegemônicas diante de mulheres africanas e, valorizadas pelas brasileiras. As interações revelam negociações, em meio às representações sexuais coloniais, marcadas por tensões raciais e culturais. A vivência e experiência na diáspora plasmam novos padrões de masculinidade, que desafiam as relações de gênero e de dominação e, a repensar as formulações o homem como algoz e a mulher como vítima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercilio Neves Brandão Langa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-Campus dos Malês). Doutor em Sociologia e Mestre na mesma área pela Universidade Federal do Ceará. Possui Bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Langa, E. N. B. (2023). Masculinidades subalternas: uma etnobiografia com imigrantes africanos no Brasil. Revista Periódicus, 2(19), 123–155. https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.55016

Edição

Seção

Seção Livre