Ética sapatão
por uma ética fora do CIStema
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54854Resumo
Este artigo apresenta uma articulação teórica com o objetivo de construir uma noção do que pode vir a ser uma Ética Sapatão apta a desafiar as normas historicamente estabelecidas em torno de quem pode vir a ser a lésbica e/ou a sapatona, buscando reconhecer a pluralidade de experiências, vivências e (des)identificações dentro das lesbianidades e sapatonices. A partir de uma perspectiva crítica, o estudo destaca a importância de romper com a cisgeneridade como base para a definição dessas (des)identidades. Através do estabelecimento dessa Ética Sapatão, o artigo pretende tensionar o lugar das lesbianidades e sapatonices na construção de outros mundos (im)possíveis. Através de discussões teóricas que abranjam as éticas, em suas dimensões epistemológicas e ontológicas, o artigo tem como intenção, também, trazer à superfície as armadilhas identitárias e, simultaneamente, (re)localizar o lugar des sujeites nos desafios das atualidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julianna Paz Japiassu Motter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).