Além dos binarismos

a não binariedade como potência subversiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54824

Resumo

Este artigo pretende, inicialmente, analisar criticamente o paradigma da diferença sexual, já em crise, como defende Paul B. Preciado, denunciando seus efeitos violentos sobre os sujeitos que não se adequam em suas categorias binárias. Em seguida, almeja se debruçar sobre a não binariedade, positivando sua potência subversiva tanto do ponto de vista individual, no sentido da possibilidade de novos devires e trilhamentos subjetivos, como do ponto de vista político, no sentido da transformação do regime de inteligibilidade social dos corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ferreira Pombo, UFRRJ

É professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Cursou, na UFRJ, graduação em Psicologia e em Comunicação Social, mestrado em Comunicação e Cultura e doutorado em Teoria Psicanalítica. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Université Paris Diderot e pós-doutorado no Programa de Pós- Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Pombo, M. F. (2024). Além dos binarismos: a não binariedade como potência subversiva. Revista Periódicus, 1(20), 06–20. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54824