Gêneros não binários no Brasil

uma aproximação psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54457

Resumo

Reivindicações de pessoas de gêneros não binários têm crescido exponencialmente em todo o mundo nos últimos anos, havendo escassez na literatura psicanalítica de estudos críticos a respeito de suas singularidades. Por meio dos conceitos de bissexualidade psíquica e de identificação, é possível aproximar a psicanálise dos estudos de gênero, das teorias queer, transfeminista e decoloniais a fim de elaborar diálogos que promovam novas perspectivas interdisciplinares. Produzir novas ferramentas teórico-clínicas na psicanálise se faz urgente, além de ser um compromisso ético para profissionais psi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonora Maniglia, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Não binária, travesti, graduada em Psicologia pela instituição de ensino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Atualmente cursando Especialização em "Psicanálise e Relações de Gênero: Ética, clínica e política" pelo Instituto IPPERG em parceria com a FAUSP. Mestranda em "Educação Sexual" pela Unesp Araraquara, pesquisando "Gêneros Não Binários no Brasil: diferentes perspectivas identitárias". Professora de Educação Sexual, com enfoque em questões de gênero para o Ensino Superior. Palestrante em Diversidade, Equidade e Inclusão para consultoria de eventos, organizações, instituições e pesquisadores. Psicóloga clínica autônoma de orientação psicanalítica. Interessada em: Psicanálise, Educação Sexual, Transfeminismo, Decolonialidade, Teoria Queer, Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos.

Patrícia Porchat, UNESP- Bauru

Professora do Departamento de Psicologia - Faculdade de Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Aprendizagem Universidade Estadual Paulista (UNESP)- Bauru.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Maniglia, L., & Porchat, P. (2024). Gêneros não binários no Brasil: uma aproximação psicanalítica. Revista Periódicus, 1(20), 158–172. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.54457