RADIO-APU
sintonizando a criança de Bem Viver urbano
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.53676Resumo
Esse texto coletivo tece e amplifica as vozes de rádio-Apu, cuja criação são nossas caminhadas que se organizam a partir da relação com os saberes de nossas ancestralidades. Escrito e transcrito por Arely Amaut a partir de conversas com as professoras Rosa Rondinel e Nataly Albornoz, alunas e mães da instituição educacional 6100 Santa María Reyna localizada no Centro Populacional Rural Quebrada Verde, Pachacamac, Lima. Tecemos pontes de comunicação e comunidade com a escola, suas famílias e as Lomas de Lúcumo. Ao ler o texto vocês estarão situades no frágil ecossistema das lomas e no reconhecimento da presença da voz do Apu (morro-divinidade), quem tutela o equilíbrio do ecossistema e a criança mútua que nutre a continuidade da vida. O texto apresenta a escuta entre o ecossistema das Lomas de Lúcumo, o Apu e a comunidade por meio de atividades coletivas tecidas com relatos locais, alguns dos quais permitem visibilizar a violência ambiental e histórica que ameaça as lomas. Rádio-Apu sintoniza a recuperação do Bem Viver urbano em Lima, saberes das cosmovisões andino-amazônicas. Vivendo em espaços urbanos, como nos reconectamos com a Sallqa (natureza: fauna e flora silvestres) da cidade e os saberes ancestrais que nos lembram que vivemos um mundo imanente? Como caminhamos desde a escola e o território ancestral como agentes dessa conexão?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Arely Amaut
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).