Perigo cor-de-rosa

deimopolítica na ditadura cis-hétero-militar brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.53216

Resumo

Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a produção do medo aos dissidentes sexuais e de gênero durante o regime ditatorial brasileiro (1964-1988). Objetivamos propor e defender o conceito de “deimopolítica” como paradigma de governamento vinculado às tecnologias de produção da posição de sujeitos amedrontados (amigos) e de sujeitos ameaçadores (inimigos). Tomamos a “deimopolítica” como um funcionamento do registro do poder responsável por selecionar social e historicamente quais corpos devem ser temidos e quais corpos merecem compaixão. Para isso, analisamos as políticas sexuais e de gênero radicalizadas pela ditadura militar como estratégia de controle social e como estratégia de justificação da necessidade social desse regime ditatorial. Ao mobilizar o medo e a esperança, as instâncias intraestatais incitaram a produção de uma posição-sujeito cidadão essencial ao projeto nacionalista totalizante de recorte neoliberal dependente que desenhou e constituiu o quadro sociopolítico (democracia liberal) que se perpetua na sociedade brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Henrique Gomes Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Especialista em Docência em Ensino Profissionalizante e Tecnológico (IFBaino). Licenciado em Ciências Biológicas (UEFS). Professor da Educação Básica.

Rick Afonso-Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Letras: Linguagens e Representações (UESC), com estância parcial de investigação (doutorado sanduíche na UAM Xochimilco, México. Especialista em Formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (SEB/MEC). Especialista em Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (Unopar). Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário (Unopar). Bacharel em Direito (UESC). Advogado (OAB/BA). Licenciado em Letras-Português, na modalidade Formação Pedagógica (Unime). Professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual Irmã Dulce (EJA prisional), Pernambuco.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Gomes Silva, R. H. ., & Afonso-Rocha, R. (2024). Perigo cor-de-rosa: deimopolítica na ditadura cis-hétero-militar brasileira. Revista Periódicus, 3(20), 91–114. https://doi.org/10.9771/peri.v3i20.53216