Experiências de microagressões contra a identidade não-binária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.53074

Resumo

As microagressões são maneiras sutis de se realizar ataques a identidades por conta do gênero e da sexualidade. Com foco na identidade não binária, esta pesquisa qualitativa buscou analisar os relatos de três participantes levando em consideração os doze temas de microagressão por Nadal, Skolnik e Wong (2012), utilizando, para isto, uma análise temática, com o objetivo de analisar os temas mais recorrentes. Como resultado, apenas alguns dos temas foram contemplados pelas falas dos participantes, com maior representação em dois temas, sendo um tema sobre as microagressões sistêmicas e ambientais e o tema do uso de terminologia de gênero incorreta e/ou transfóbica. Se sugere maior desenvolvimento sobre as microagressões contra pessoas trans, especialmente contra pessoas não binárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Ponce de Leão Lima Almeida, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Segurança Pública, cidadania e direitos humanos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutorando em Saúde Pública na Amazônia pela UEA.

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEA; do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia em associação FIOCRUZ/UEA/UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM.

Daniela dos Santos Dantas, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Ponce de Leão Lima Almeida, G., Machado das Neves, A. L., & dos Santos Dantas, D. (2024). Experiências de microagressões contra a identidade não-binária. Revista Periódicus, 1(20), 121–141. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.53074