Alianças entre coletivos LGBTQIA+

articulações e re-existências em periferias de Fortaleza

Autores

  • Dagualberto Barboza da Silva Universidade Federal do Ceará
  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Luis Fernando de Souza Benicio Centro Universitário Christus
  • Carla Jéssica de Araújo Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Lúcia Maria Bertini Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52846

Resumo

Objetiva-se investigar a articulação de três coletivos LGBTQIA+ de Fortaleza na produção de re-existências frente aos processos de precarização da vida. Toma-se como ponto de partida a criação da EntreColetivos, rede que tem por intuito fortalecer os atos político-culturais desses coletivos. A pesquisa-intervenção foi a metodologia utilizada. Dialoga-se com estudos da Psicologia Social que têm se voltado às temáticas das violências, tecendo diálogos com autores pós-estruturalistas, como Deleuze, Guattari e Butler, e críticos à colonialidade, como Mbembe e Achinte. Na seção de resultados, destacam-se: 1) a invenção e as ações da EntreColetivos no debate sobre Estado, processos de vulnerabilização e produção do comum entre juventudes LGBTQIA+ de periferias; 2) a realização de sarau como criação de re-existências LGBTQIA+ frente a dinâmicas necropolíticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dagualberto Barboza da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

Luis Fernando de Souza Benicio, Centro Universitário Christus

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus. Pesquisador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação.

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC Integrante do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC).

Lúcia Maria Bertini, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, assessora de direitos humanos e cidadania no governo do estado do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

Barboza da Silva, D., Pereira Barros, J. P., de Souza Benicio, L. F., de Araújo Gomes, C. J., & Bertini, L. M. (2023). Alianças entre coletivos LGBTQIA+: articulações e re-existências em periferias de Fortaleza. Revista Periódicus, 1(19), 99–122. https://doi.org/10.9771/peri.v1i19.52846