Análise de dados sobre as desigualdades na educação de meninas negras em tempos de pandemia à luz da Agenda 2030

Autores

  • Liliane Flores de Freitas Gonçalves Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Gilson Batista de Oliveira UNILA https://orcid.org/0000-0003-0816-4969

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.51885

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as desigualdades educacionais sob as categorias de análise raça, gênero e classe social após a pandemia da covid-19 e como tais questões se tornam um desafio para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) da Agenda 2030. Na revisão de literatura utilizou-se a obra “Desenvolvimento como Liberdade”, de Amartya Sen (2000, 2010), assim como adotou-se também alguns conceitos a respeito do Desenvolvimento Humano e do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH). Na sequência, debate-se a questão da interseccionalidade. Não obstante, apresenta-se os impactos da covid-19 na política de educação e discute-se a gestão das políticas públicas. Por fim, apresenta-se dados que evidenciam como as meninas negras têm sido as mais afetadas no contexto da pandemia da covid-19 no acesso e permanência à educação. Como provocação, finaliza-se a discussão trazendo para o debate a questão de gênero e o modo como as meninas negras foram afetadas no cenário educacional, o que propõe uma mudança/ampliação/criação de políticas públicas que visem reduzir não só a desigualdade racial, mas também a desigualdade de gênero no sistema de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica contendo uma abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram divulgados a partir da pesquisa de Carneiro (2021), realizada na cidade de São Paulo, e a análise dos resultados teve como base os ODS e Metas da Agenda 2030.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Flores de Freitas Gonçalves, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA. Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

 

Gilson Batista de Oliveira, UNILA

Pós-doutorando em Planejamento e Governança Pública, linha de pesquisa em Governança Pública e Desenvolvimento, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2023 - 2024). Doutor em Desenvolvimento Econômico (UFPR, 2010). Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) e no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE).

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Flores de Freitas Gonçalves, L., & Batista de Oliveira, G. (2024). Análise de dados sobre as desigualdades na educação de meninas negras em tempos de pandemia à luz da Agenda 2030. Revista Periódicus, 2(20), 170–196. https://doi.org/10.9771/peri.v2i20.51885